18 DE MAIO E O CASO DA "MENINA ARACELI"

DIA 18 DE MAIO - "DIA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES"

Nesta terça-feira (18 de maio de 2021) é o “DIA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES”.

A Prefeitura Municipal de Neves Paulista, através do CRAS (CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – OZOLINA ZOCAL PASCOM) e a Rede Socioassistencial, realizou um momento de conscientização e prevenção – junto às famílias do SCFV (SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS) -, onde foram ressaltados inúmeros tópicos referentes a data.

Essa data foi criada em referência à menina ARACELI, que em 18 de maio de 1973, saiu de casa para ir à escola e desapareceu, misteriosamente, com apenas 08 (oito) anos de idade. Após 06 (seis) dias, o seu corpo foi encontrado, desfigurado por ácido e com marcas de violência sexual. Os principais suspeitos: pessoas influentes e tradicionais da cidade de Vitória/ES. Em um primeiro julgamento, foram condenados pelo crime, em 1980. No entanto, em novo julgamento, em 1991, os reús foram absolvidos após extensivo reexame do processo.

Em 2000, o Congresso Nacional instituiu o DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, na data da morte de Araceli.

No Brasil, de acordo com a estatística, aproximadamente, a cada 15 (quinze) minutos uma criança/adolescente sofre abuso sexual.

Em razão do momento em que estamos vivendo, a Pandemia, este evento foi realizado de uma maneira mais breve e simples, em frente a Sede do CRAS e seguindo todos os Protocolos de Higiene.