Projeto Pesquisa PDIP

PROJETO PESQUISA PDIP

A Prefeitura Municipal junto aos órgãos responsáveis – Secretaria Municipal da Saúde e Equipe de Controle de Vetores – está desenvolvendo em nosso município o Projeto Pesquisa PDIP.

Esse projeto tem como objetivo a captura de flebotomíneos infectados ( insetos transmissores da Leishmaniose animal ).

É preciso capturar após o crepúsculo dando preferência aos locais não pavimentados, com vegetais e matéria orgânica em decomposição.

Este projeto é desenvolvido com duas formas de trabalho referentes à pesquisa: a instalação da AIL ( Armadilha Isca Luminosa ) e a captura do foco manual durante a noite. Após a instalação, o morador faz a ligação do equipamento a noite para que ocorra a possível captura do mosquito transmissor da Leishmaniose animal.

A instalação da armadilha para a captura é feita pela equipe da SUCEN.

Entre os 102 municípios da nossa Regional da Saúde, a cidade de Neves Paulista foi a única que obteve essa ação no trabalho para tal parasita.

O motivo para que o nosso município tenha sido contemplado com essa ação é de que o mesmo apresenta um serviço implantado e de efetivo controle contra a Leishmaniose animal; portanto, somente este enquadrava-se para a pesquisa.

Por favor, é de extrema importância a colaboração e participação de toda a população.