OUTUBRO ROSA

# OUTUBRO ROSA (01.º a 31 de outubro) é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo de útero.

# O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é o segundo que mais mata mulheres, ficando somente atrás do câncer de pele.

# O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento do nódulo, geralmente endurecido. Podem, também, surgir linfonodos palpáveis na axila. Outros sinais são:

# alteração na assimetria da mama; # desvio ou inversão do mamilo; # alteração na cor do mamilo; # vermelhidão na mama ou no mamilo; # secreção transparente, rosada ou avermelhada.

# É de extrema importância a realização do Autoexame. O exame é feito sete dias após o início da menstruação. Na menopausa, deve-se escolher um dia por mês para fazê-lo. Em pé, preferencialmente, em frente a um espelho:

# 1 ) Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça;

# 2 ) Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda, sempre apalpando-a em movimentos circulares (de cima para baixo), cautelosamente e cuidadosamente, sinta muito bem a mama;

# 3 ) Repita os movimentos na outra mama.

# Ao sinal de qualquer diferença na pele ou a percepção de qualquer anormalidade, procure o seu(ua) Médico(a) Ginecologista.
#prevencaocancermama#prefeituranevesnaopara
#prevenirémelhorquetratar#prefeituraesaude