PROGRAMA FAMÍLIA ACOLHEDORA

Programa Família Acolhedora
A Prefeitura de Neves Paulista, por meio do Departamento Municipal de Assistência Social, informa que está realizando (desde o dia 01.º de julho de 2021), as inscrições para o Programa Família Acolhedora. As famílias interessadas em acolher crianças e adolescentes que são retirados do ambiente familiar por determinação judicial, podem procurar o Departamento Municipal da Assistência Social, desde o dia 1º de julho. O programa é destinado ao acolhimento temporário de crianças e adolescentes em situação de risco ou que tiveram seus direitos ameaçados ou violados, afastados temporariamente de suas famílias de origem por determinação do Poder Judiciário.
REQUISITOS:
É considerada família acolhedora, a família ou pessoa física, sem discriminação de sexo, etnia e estado civil, interessada em ter sob sua guarda e responsabilidade crianças e adolescentes, zelando pelo seu bem estar, de acordo com a legislação vigente, e que preencham os seguintes requisitos: ter no mínimo 18 anos de idade, ser residente no município de Neves Paulista, por pelo menos um ano, não possuir antecedentes criminais, não apresentar problemas psiquiátricos e/ou não dependência de substâncias psicoativas, demonstrar disponibilidade de tempo e interesse em oferecer proteção e amor às crianças e adolescentes, dentre outros requisitos.
BENEFÍCIOS
A Família Acolhedora será acompanhada pela equipe técnica do Departamento Municipal de Assistência Social, preparando a família para o recebimento da criança ou adolescente, bem como, preparando a criança ou adolescente para o encaminhamento a família. Além disso, acompanhará o desenvolvimento da criança ou adolescente por meio de visitas domiciliares e orientação psicossocial e também acompanhará a família de origem, visando à reinserção familiar. As Famílias Acolhedoras independentemente de sua condição social, tem garantia do recebimento de auxílio financeiro, por criança ou adolescente, enquanto perdurar o acolhimento.